19.06.07
I Coríntios 1.17-25


Se lerem comentários sobre a carta e a cidade de Corinto verão que era uma das cidades mais famosas daquela época. Um pastor americano descreveu a cidade como um misto de Nova Iorque, Las Vegas e São Francisco.
Era uma cidade cool, a cidade da moda e de moda, uma cidade famosa pelo comércio, riquezas e arte, mas também uma cidade de imoralidade, onde o dinheiro marcava o status e a importância da pessoa, era uma cidade em que a imagem importava, uma cidade em que o sexo imperava e dominava. Dizia-se uma mulher Coríntia para descrever uma prostituta, ou ser como os Coríntios queria dizer que se tinha hábitos sexuais promíscuos.

Paulo passou ali alguns anos, pregou, viu Deus a agir, ensinou a igreja, criou as bases e foi-se embora.
Paulo pregou Cristo crucificado, uma mensagem demodé, uma salvador ultrapassado para aquela cultura.
Longe da igreja Paulo começa ouvir o que se tem passado na Igreja, daí que a primeira parte da carta seja sobre união, para dar fim às discussões que estavam a acontecer.

Depois da saída de Paulo a igreja de Corinto sentiu o quão uncool era o evangelho para aquela cidade, quão louco, quão fora da cultura, ultrapassado era o evangelho. Aparentemente o que a Igreja fez foi juntar um pouco de sofisticação ao evangelho. Umas limadelas aqui e ali, e vai soar bem melhor. Frutos daquela cidade aqueles irmãos começaram a juntar ao evangelho um pouco da boa filosofia grega, pensado que assim chamariam os descrentes.

A cultura de Corinto não é tão diferente da nossa. A imoralidade começa a tomar conta, aborto, casamento homossexual, eutanásia, sexo, etc. Olhem para o século vinte e vejam como a igreja tentou fazer o evangelho mais apelativo para o homem, e como alguns perderam a alma.

Vs.17 e 18 dão-nos o contexto.

v.17 – pregar não com eloquência, o que interessa não é a sabedoria humana.
Paulo diz que não prega com habilidade, filosoficamente, não com sabedoria humana. Paulo não estava interessado em pregar segundo a sabedoria humana, mas dar o testemunho de Deus! O Cristianismo não é uma filosofia, é a cruz e o que ela encerra. Qualquer pregação /acção que obscureça a cruz anula o poder do Evangelho. A cruz de que Paulo fala é a doutrina que somos salvos pela morte de Cristo na cruz!
v.18 – Paulo afirma a cruz é loucura!
Já te chamaram de maluco,louco,tolo pela tua crença?Já te olharam com ar de comiseração?

Que diferenças existem entre a sabedoria humana e a sabedoria de Deus/cruz?

Paulo parece dizer-nos que as duas são incompatíveis.
Os Coríntios e nós gostamos de tentar juntar as duas, Paulo afirma o contrário.
Sabedoria de Deus opõe-se à sabedoria humana.
V.18 a cruz é loucura para os que morrem, mas para outros salvação de Deus! E falamos de salvação.
Falemos de sexo, o mundo advoga o sexo antes do casamento e apresenta imensos argumentos, a palavra de Deus vai até de encontro com alguma ciência. Pureza, amor com A grande.
Falemos de ciência. Tenho uma grande amiga católica, e não têm grande dificuldade em ver Génesis como uma historieta, alegoria, a ciência ultrapassou/explicou a fé cristã! Um dos maiores e mais famosos cientistas do mundo, que abomina a religião e especialmente a cristã e o nosso Deus, escreveu um livro a provar que Deus não existe. O maior argumento dele? Deus não pode existir porque eu não concebo um ser assim.
Sabedoria de Deus é opõe-se à sabedoria humana.



v.22/3 – Paulo identifica dois grupos.
Judeus e gregos.
Os Judeus esperavam um Messias, o Messias passou por eles e ainda lá estão. Porquê? Esperavam que Deus mostrasse o seu poder: militarmente, nacionalmente, economicamente, a salvação das almas vinha em último lugar. Muitas igrejas hoje comportam-se desta maneira e têm perdido a benção de Deus, e talvez a sua salvação.
Os gregos queriam sabedoria.

Irmãos, podemos definir a raça humana por esta dicotomia. Poder e sabedoria. Olhemos à nossa volta, o homem quer sabedoria e poder.
Tanto gregos como judeus queriam mandar em Deus, não é Deus quem dá os mandamentos, somos nós que ensinamos Deus. Já li autores a dizer que devemos perdoar Deus! Parafraseando Obélix: estes autores são loucos!

Jesus tinha de provar aos judeus que era Deus libertando-os, não do jugo do pecado, mas dos Romanos. E como ficaram chocados com a sabedoria da cruz, em vez de um Alexandre o grande, receberam um cordeiro sacrificado! No madeiro, ainda por cima!
Os gregos queriam um filósofo que exaltasse o Homem e o seu intelecto! E foi-lhes pregado este Messias que diz que somos pecadores, que nada podemos fazer de bom, que as nossas obras são como esterco.

Sabedoria divina contradiz a sabedoria humana.

A sabedoria divina não pode conciliar-se com a humana. Não podeis servir a dois senhores. Alguns autores de índole evangélica do séc.XX foram conhecidos como liberais. Eles tentaram explicar tudo. Racionalizaram e tentaram explicar tudo. Defenderam que a Bíblia não deve ser lida toda como realidade, mas às vezes há um exagero próprio do autor.
Fizeram diferença entre as palavras de Jesus ditas na realidade, e aquelas que teriam sido acrescentadas pelos autores.
Creram em alguns milagres, noutros porque iam contra a lógica humana, deixaram-nos cair.
Niebhur descreveu o evangelho da teologia liberal desta maneira: “Um deus sem ira levou os homens sem pecado a um reino sem justiça sem julgamento através da ministração de um cristo sem cruz.”

Foi este o problema dos Coríntios, tentaram suavizar a mensagem, é este muitas vezes o nosso problema. Quando a Igreja suaviza uma verdade para ganhar o respeito do mundo normalmente perde-se.
Um exemplo. Pastores homossexuais.
A mensagem de Deus é loucura!
Acredito em apelos, não quero ofender ninguém, mas não acredito em discursos repetitivos de 20 minutos em que se diz vem, vem, decide. Porque parece-me que o que se está a tentar fazer é convencer o Espírito Santo e não esperar que Este aja nos corações e mentes dos que nos ouvem. Não é tanto a palavra/o evangelho que salva, mas a insistência.

Muitos têm, muitas vezes de coração sincero, perdido tempo a pensar de que modo podemos melhorar a mensagem bíblica, alterar o aspecto, o discurso que já está empoeirado, haverá maneira?
Paulo parece dizer que não.

v.19 - Deus escolheu destruir a sabedoria humana, a Igreja é uma prova disso.

O que é a sabedoria humana?
Não estou a falar da capacidade de o homem pensar e raciocinar. A sabedoria humana é aquela em que a solução é o Homem.
A Bíblia diz-nos que não podemos encontrar Deus por nós mesmos, estamos mortos em pecados e delitos, os nossos pensamentos e sabedoria são reflexo dessa condição espiritual. A sabedoria humana é aquela que diz que não precisa de Deus, que pensa que pode domesticar Deus, que Deus é o nosso criado.

Titanic – nem Deus pode afundar este barco. Nem sempre a arrogância humana é castigada desta forma, mas às vezes...primeira e última viagem.
Séc.XX – ideia de utopia, de um céu e tivemos duas guerras mundiais, e muitas outras localizadas.
A solução para a nossa condição espiritual não se encontra em nós, mas na Bíblia, em Deus.

A sabedoria divina triunfa sobre sabedoria humana.

Obviamente que há outras opções para além da sabedoria divina, mas nenhuma traz salvação, mas morte eterna.
V.20 – algum destes compreende o poder e graça divinos? Reconhece Cristo como salvador?
v.21. Deus apresenta a sua própria sabedoria. Deus salva-nos duma maneira que nos deixa sem palavras!!! O que dizer a Deus senão agradecer-lhe? Adorá-lo? Segui-lo?

Porque é que o evangelho é loucura? Porque é que alguns o acham ridículo? Porque é que alguns o odeiam? Porque chamam os crentes de tolos?
Porque nos chama de rebeldes, indignos, apresenta-nos a nossa incapacidade de nos salvarmos a nós mesmos. O evangelho não apresenta uma boa imagem da raça humana.
A cruz diz-nos que não nos podemos salvar, Deus sim, pode-nos salvar. Somos salvos 2º os termos de Deus e não os nossos.

Quem são os crentes? Aqueles que foram chamados segundo o santo decreto de Deus.

Mesmo no século 21 Deus não será ultrapassado, manipulado. A salvação pertence a Deus, somos nós que precisamos da sua ajuda e não ela da nossa! Cristo é a sabedoria de Deus!

Muitos gozam com Deus, com a sua obra. A fraqueza de Deus é mais forte que a dos homens. Foi esta verdade que levou milhares a morrer em nome de Cristo. Antes mortos que profanar o nome do seu salvador.

A sabedoria de Deus e a humana são irreconciliáveis. Não podemos ter um evangelho humanizado, devemos ter o evangelho dado por Deus.

Como evangelizar no século XXI? Da mesma maneira que nossos irmãos do primeiro século. Não é pelo excesso de movimento, luzes, tecnologia e música que as pessoas vão ser chamadas, é pelo evangelho integral.
Um aparte pessoal, faz-me confusão que muitas vezes a igreja do século XXI, esteja mais pronta para cantar durante uma hora, e não consiga ouvir o pregador por mais de 30 minutos, comigo têm desculpa! Já li e ouvi pregadores que dizem mais de 30 minutos é desperdício. Paulo falava tanto ou tão pouco que um dos seus ouvintes caiu da janela. Olhem menos para o pregador, para as suas falhas e mais para quem o alimenta espiritualmente. A Palavra de Deus, não só a pregada, é nova a cada dia. Se ao menos nós a lermos, cantarmos, ouvirmos todos os dias!
Não pretendas impressionar ninguém com o evangelho, Paulo diz-nos que o evangelho é loucura! O Espírito Santo impressionará trabalhando/agindo no coração das pessoas. O poder de Deus muda o coração, salva a alma e o corpo.

Queremos transformar o mundo? Pelo poder de Deus, o que é o poder de Deus? Cristo. Só Cristo pode transformar o mundo.

Estás disposto a chegar a Deus nos seus termos? A Continuar em Cristo nos seus termos? A salvação só existe em Cristo, e não é, primeiramente e objectivamente, libertação de dores, doenças, da pobreza, é de pecados. No mundo tereis aflições, mas não somos deste mundo! Com Cristo seremos salvos, de que me vale ser liberto de tudo aqui se não habitar com Cristo na Jerusalém Espiritual?

O crente deve ter a humildade suficiente para reconhecer os limites da sabedoria humana.
Amigo, reconhece que és pecador, não deve ser difícil chegar à conclusão que não és perfeito, que tens pecado em actos e pensamentos, procura e pede a Deus que te conceda a sabedoria da Cruz.
No madeiro, na cruz o filho de Deus sacrificou-se para pagar o preço, para que possas ser considerado justo aos olhos de Deus, para redimir os teus pecados.

Isto deve-nos levar à adoração. Adoração humilde!
O que é adoração? É agradecimento. É humildade. É dependência de Deus. É reconhecer que temos um poderoso salvador! Deus único! Comprender um pouco a majestade de Deus. Quão pequenos somos, e quão grande Deus é! Quão indignos somos aos seus olhos, mas através de Cristo somos adoptados, somos reunidos no seu redil, fazemos parte do corpo de Cristo. Há alguma coisa mais unida que um corpo, mais dependente? Fazemos parte do corpo de Cristo. Cristo é a nossa cabeça? Tem sido? Temos tentado pensar como Cristo, ou usado a nossa cabeça. Ouvia há uns anos um pensamento que o Pastor Mário Pedro comungava connosco, penso que de Alexandre Herculano: O primeiro pensamento humano deixou o mundo na miséria!

Através da sabedoria humana não O poderíamos encontrar, mas Deus buscou-nos, Deus chamou-nos, salvou-nos.
Jesus Cristo, morto num madeiro, morte maldita, ali sofreu a ira divina que nós merecíamos. Venceu a morte, o pecado, triunfou, matou a morte eterna.

Amados, que sabedoria queres cultivar?
(com a ajuda de Charles Hodge, Mathew Henry e Joshua Harris)
publicado por wherewego às 10:13

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
16

21
23

24
30


arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2008:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2007:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2006:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2005:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2004:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


pesquisar
 
comentários recentes
"Pandev nao mentiu" "Pandev no mintió"
Jornalistas desportivos madrilenos desrespeitam DI...
Don Andrés Amorós Guardiola.....¿Mourinhista?
forcinha amigo :)
se calhar eles arrumam as coisas por secções: mass...
olha que tu também tens as tuas taras a arrumar co...
Já eu tenho no policial um dos meus géneros de ele...
Policiais nunca foi algo que me atraísse muito par...
Na minha opiniao, investir em gato fedorento é sem...
ah... a riqueza de descrever as coisas simples! go...
subscrever feeds
blogs SAPO