Sabia lá eu de que é que o Domingos estava a falar. Que filme do ano? "E a que horas é isso?Só saio do trabalho às 21h."
Enfim entre peripécias mil lá cheguei ao Fórum Lisboa na noite de 4ªF para assistir ao filme "A Vila/The Village" do Sr Shymalan(é capaz de estar mal escrito, mas não tou com vontade de ir ver como se escreve correctamente.).
Gostei. Muito!!! Não tenho ido muito ao cinema, mas acho que se não for o filme do ano (como preconizava Domingos) anda lá perto.
De que é que fala? Fala duma aldeia, rodeada por bosques. Havia tudo para que estes habitantes fossem os mais felizes do mundo, mas...estes estão consignados à clareira. Nos bosques existem umas criaturas. E nem os humanos entram nos bosques, nem as criaturas saem deles.
Isto é, até o filme começar.
Todo o filme está impregnado de mistério. Quem são estas criaturas? Porque é que agem deste modo? Existem, entre a própria comunidade, alguns segredos. Segredos em que vamos tropeçando e que nos vão roendo o interior.
Mas esqueçamos, por momentos, o argumento. O filme é uma fábula bela sobre o medo, sobre o amor, sobre a força do amor, da coragem, da abnegação face ao medo, ao desconhecido e ao medo do desconhecido. E é isso que assusta o espectador. A ansiedade leva-nos ao limite. Queremos descobrir o segredo, mas temos medo. O realizador opta por não mostrar, ele sugere. A maior parte do filme é o espectador que cria na sua mentem, e é isso que traz força ao filme.
Numa época em que os actores são meros adereços, no meio de tantos efeitos especiais Shymalan dá espaço e tempo aos actores. A realização é seguríssima. Faz-nos sentir o que a(s) personagem(ns) sente(m).
É tarde.
Espero por reações, perguntas, trocas de ideias acerca do filme.
Um abraço